LAGE DE SANTOS
A Laje não possui praias ou local de desembarque fácil. Por ser um parque estadual, está proibido qualquer atividade de pesca e caça, sendo entretanto liberada para o mergulho contemplativo.
Mais famoso point do estado, normalmente é possível se deparar com visibilidade em torno de 20 metros sendo impressionante a diversidade da fauna local. Tartarugas, garoupas, bodiões e eventualmente alguns cações são facilmente avistados no local mas o atrativo especial está por conta das arraias-jamantas com até 3 m de envergadura que frequentam a região, mas não é sempre que elas aparecem no pedaço, o mês de Maio é o mais indicado.
Para os viciados em naufrágios existe uma baleeira, de nome Moréia, afundada a cerca de 25 m de profundidade onde os mais afoitos atravessam o que restou do porão saindo pela proa com o cilindro na mão, em função do espaço exíguo da escotilha. O parcel das âncoras, com profundidade que pode chegar a 40 metros, também deve ser visitado pelos mais esperientes, devido ao incrível visual formado pelas dezenas de âncoras e poitas espalhadas pelo local.
Especial atenção deve ser tomada com as correntes fortes que cortam a região, em caso de distração o mergulhador pode subir longe do barco e vai ter muita dificuldade para retornar para o mesmo. Alguns casos trágicos já ocorreram no local o que levou as operadoras a adotarem algumas medidas extras de segurança, como a obrigatoriedade do uso de sacos sinalizadores infláveis, um dive-alert também vai bem.
A laje de Santos esta localizada a 21 milhas, cerca de 40 Km da costa de Santos é uma rocha esbranquiçada e desprovida de vegetação, encravada no Oceano Atlântico com 550 metros de comprimento, 185 metros de largura e 38 metros acima do nível do mar. Foi transformada em Parque Nacional Marinho em 27 de Setembro de 1993, um mergulho neste santuário pode revelar paisagens repletas de garoupas, moreias, tartarugas, cardumes de marimbas e salemas, ou ainda explorar o naufrágio artificial da traineira de aço moreia, um barco com 20 metros de comprimento e a 22 metros de profundidade afundado nas proximidades da laje. Os mergulhos podem ser feitos com profundidade variando de 18 a 40 metros e a visibilidade costuma ser bastante generosa podendo atingir nas melhores épocas 20 metros, a temperatura media em baixo d’água é de 23°C podendo cair rapidamente em função das correntes frias que passam pela região.
O que pode na laje:
Visitar
Navegar em toda área do parque
Mergulho livre e autônomo
Fotografia e Filmagem
O que não pode:
Caça submarina
Qualquer modalidade de pesca
Desembarcar nos rochedos
Molestar animais
Qualquer tipo de coleta
Despejar lixo ainda que orgânico
Despejar resíduos provenientes da embarcação
DICA
Embora seja um local que se pode mergulhar o ano inteiro, deve-se ter cuidado especial com as correntes oceânicas que passam pela região, exigindo do mergulhador um bom planejamento para evitar surpresas.