AS ILHAS - JUQUEHY
Devido a proximidade do continente a visibilidade é um pouco prejudicada, normalmente variando de 3 a 6 m mas podendo chegar a até 10 m em algumas ocasiões. Um acelerado processo de degradação ambiental provocado pelo turismo e pesca esportiva e artesanal vem ocorrendo nos últimos anos, o que provocou enormes impactos no ecossistema do local, mas ainda assim é possível se deparar com uma grande variedade de vida submarina como corais, esponjas, polvos, peixes diversos, tartarugas e arraias.
A Praia de Fora é o local preferido pelos mergulhadores pois permite um acesso pela praia a um costão calmo e abrigado com profundidade máxima de 10 m. A cerca de 50 m do costão existe um parcel frequentado pelas arraias lixa e tartarugas mas a aproximação deve ser cuidadosa pois os espécimes são muito ariscos. Cuidado ao entrar no canal entre as Ilhas e a Ilha das Couves, dependendo da maré ocorre uma correnteza bem forte no sentido do mar aberto. Especial atenção deve ser dada aos jet skys e lanchas que frequentam a região nos finais de semana e temporada, que não respeitam a distância mínima do costão e trafegam em alta velocidade sem se preocuparem com banhistas e mergulhadores.
A Ilha das Couves, situada a sudoeste das Ilhas, é habitada por uma família de pescadores. O Portinho, com seu fundo rochoso e profundidade média de 9 metros, é o local mais abrigado em Couves para o mergulho. Mesmo tendo peixes de porte pouco maior, é menos interessante para o mergulho contemplativo que a Praia de Fora, além de ser local de difícil desembarque.
Pescadores da Barra do Sahy fazem a travessia do canal em barcos de alumínio em cerca de 10 minutos por um preço bem camarada, eles podem ser encontrados na desembocadura do rio na ponta leste da praia ou no portinho. As Ilhas podem ser uma boa opção de mergulho para quem não tem muito tempo ou dinheiro para praticar o esporte.
Nome: As Ilhas
Onde fica: Litoral norte de São Paulo, costa de São Sebastião. Em frente Juquehy / Barra do Sahy. Lat.:23°48' S Long.:45°43' W.
Distância: 1.800 metros do continente.
Profundidade: Até 12 metros.
Temp. do mar: De 18 °C a 26 °C .
Visibilidade: De 3 a 6 metros.
Como chegar:
A região é servida pela rodovia Rio-Santos que pode ser alcançada pela Piaçaguera-Guarujá para quem vem pela Anchieta ou Imigrantes ou pela Moji-Bertioga. Para quem vem do litoral Norte é só pegar a Rio-Santos no sentido São Sebastião Bertioga.
Travessia:
Procure os barqueiros que ficam na Barra do Sahy, na desembocadura do rio, ou no portinho.