Ilha Bela

                                    

A maior ilha marítima do Brasil, é também um dos melhores pontos de mergulho do litoral norte paulista, tem mais de 340 Km² de extensão com boa parte recoberta pela exuberante mata atlântica esta apenas a 210 Km da capital.Foi descoberta em 1502 pôr Américo Vespucio e construções em estilo colonial ainda hoje estão de pé, para preservar tudo isso foi criado em 1977 o Parque Estadual de Ilha Bela cobrindo cerca de 80% da ilha.

Como atração para os mergulhadores foi criado o santuário da ilha das Cabras, localizado entre a praia das Pedras Miúdas e o Portinho, onde ate mesmo uma estatua do deus Netuno foi colocada no fundo do mar a cerca de 6 metros de profundidade, onde não é difícil presenciar, lagostas, peixes morcego, garoupas e badejos, pode-se chegar facilmente ao santuário saindo da praia. Fora daí as atrações ficam pôr conta dos naufrágios, são tantos que a ilha ficou conhecida como o segundo maior cemitério de navios do pais, só perdendo para a região do Recife em Pernambuco. Entre os mais visitados podemos citar o Aymoré um cargueiro da Marinha brasileira afundado em 22/07/1920 com carga de cartuchos de munição, situado próximo a praia do Curral com profundidade variando de 7 a 12 metros. Outro bom naufrágio é o Dart, cargueiro Inglês naufragado em 1894, encontra-se destroçado na ponta do Simão com profundidade variando de 5 a 11 metros, e que com alguma sorte ainda se encontra objetos de porcelana. O Velasques é outra grande atração e era um cargueiro Inglês que afundou em 1908 próximo a Ponta da Sela, com profundidades variando de 9 a 29 metros onde ainda se pode visualizar, as caldeiras, eixos e porões. Enfim se você é um mergulhador que gosta de naufrágios com certeza Ilha Bela não ira decepciona-lo.

O que não pode:

A caça e pesca estão proibidas no Santuário (Ilha das Cabras)

Perfil:

Mergulhos em naufrágios e costeira.
Profundidade media de 15 metros
Temperatura media da água 23°C
Visibilidade media 8 metros

DICA

Na Ilha Bela, há o inconveniente dos borrachudos, uma praga para os alérgicos, a melhor solução é a essência de Citrônela "não esqueça de levar". Todo mergulho em naufrágio exige técnicas especificas não faça penetrações se não estiver preparado.

O Município de Ilhabela compreende: Ilha de São Sebastião, Ilhas de Búzios, Ilha da Vitória (habitadas), e mais os ilhotes: das Cabras (também habitada), Serraria (em frente a praia do mesmo nome), Castelhanos, Lagoa, Figueira (na baia de Castelhanos) e das Enchovas (na baia das Enchovas).

A Ilha de São Sebastião recebeu este nome em 20 de janeiro de 1502 dado por Américo Vespúcio, nome alusivo ao santo do dia, quando de sua passagem por este canal.

A cidade de São Sebastião surgiu muito mais tarde. Dizem os historiadores que o povoado de São Sebastião teve como primeiro nome Vila da Ilha de São Sebastião, portanto, Ilhabela é o nome do Município, a Ilha (acidente geográfico) é Ilha de São Sebastião.

O povoado da Ilha recebeu o nome de Villa Bella da Princesa. Alcançou a sua emancipação política-administrativa em 03 de setembro de 1805 com este nome. Passou a se chamar apenas Villa Bella (popularmente) sem que houvesse medida legal (decreto), para essa mudança. Ficou com este nome até 1940, quando ai sim, por decreto mudou de nome para Formosa, e em 1944 para Ilhabela.